terça-feira, 24 de novembro de 2009

Consequências das doenças cardiovasculares

Tabagismo

Os efeitos nocivos do tabaco são cumulativos, quer no que se refere ao seu consumo diário quer ao tempo de exposiçãoO fumo de apenas um a cinco cigarros por dia aumenta o risco em 40%.O tabagismo favorece o aparecimento da Angina de Peito, do Enfarte do Miocárdio e da Doença Arterial Periférica, e pode levar, inclusive, à Morte.O risco de Acidente Vascular Cerebral (AVC) também aumenta nos fumadores de modo proporcional ao número de cigarros fumados por dia.Os chamados fumadores passivos, estão também sujeitos aos malefícios do tabaco.

Sedentarismo

A inactividade física é hoje reconhecida como um importante factor de risco para as doenças cardiovasculares uma vez que atinge uma elevada proporção da população, incluindo adolescentes e jovens adultos.A prática de exercício físico contribui para o não aparecimento de outras doenças que podem contribuir para o aparecimento de doenças cardiovasculares como a Hipertensão Arterial, a Obesidade, a Diabetes ou a Hipercolesterolemia.

Diabetes e Obesidade

Os riscos de um AVC ou do desenvolvimento de uma outra doença cardiovascular aumentam com o excesso de peso, mesmo na ausência de outros factores de risco.

Maus hábitos alimentares

A alimentação é um factor de protecção da saúde e, quando desequilibrada, pode levar ao desenvolvimento de doenças cardiovasculares. Por isso, é importante a evitar, por um lado, o sal, a gordura, o álcool e açúcares na alimentação e, por outro aumentar o consumo de legumes, vegetais e frutos frescos.

Hipercolesterolemia

O colesterol é indispensável ao organismo mas valores elevados são prejudiciais à saúde.Existem dois tipos de colesterol. O colesterol HDL (High Density Lipoproteins), designado por “bom colesterol” e o colesterol LDL (Low Density Lipoproteins) denominado “mau colesterol”, porque, quando em quantidade excessiva, ao circular livremente no sangue, torna-se nocivo, acumulando-se perigosamente na parede dos vasos sanguíneos. Quer o excesso de colesterol LDL, quer a falta de colesterol HDL, aumentam o risco de doenças cardiovasculares, especialmente o enfarte do miocárdio.

Hipertensão Arterial

A hipertensão arterial está associada a um maior risco de doenças cardiovasculares, particularmente o acidente vascular cerebral.

Stress

O stress é inevitável nos dias de hoje. É difícil definir com exactidão o stress porque os factores diferem de pessoa para pessoa. No entanto, a sensação de descontrolo é sempre prejudicial e pode ser um sinal para abrandar o ritmo de vida.

1 comentário: